Devolução de Embalagens

A utilização de embalagens permite a conservação de produtos além facilitar o transporte e manuseio. As embalagens de defensivos agrícolas podem ser categorizadas como laváveis e não laváveis.

As embalagens laváveis são rígidas, sendo elas: plásticas, metálicas ou de vidro. As embalagens não laváveis são aquelas que não utilizam água como veículo de pulverização, além de todas as embalagens flexíveis e as secundárias como: sacos de plástico, papel, metalizados, mistos ou feitos com material flexível; embalagens para tratamento de sementes, caixa de papelão, cartuchos de cartolina e fibrolatas, e ainda, embalagens de termo moldáveis que acondicionam embalagens primárias e não entram em contato direto com formulações de defensivos agrícolas.

A legislação brasileira determina que todas as embalagens rígidas de defensivos agrícolas devem ser submetidas a um processo de lavagem. Essa prática, reduz os resquícios do produto na embalagem, impedindo que esses resíduos sequem e, assim contaminem a própria embalagem. Além disso, os procedimentos de lavagem, quando realizados durante a preparação da calda, garantem a utilização de todo o produto, evitando o desperdício como a contaminação do meio ambiente. Esse processo de lavagem é indispensável para a segurança do processo de destinação final das embalagens de defensivos agrícolas, sobretudo quando segue para reciclagem. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dispõe de uma norma específica (NBR 13968) sobre embalagens rígidas vazias de defensivos agrícolas, que estabelece os procedimentos adequados para sua lavagem: a chamada tríplice lavagem e lavagem sob pressão.

Além do mais, as embalagens concluem sua trajetória na última etapa que é o descarte. O principal motivo para dar a destinação correta para as embalagens  saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente. Pensando nisso e em quem trabalha diretamente com esse manuseio dessas embalagens a LÍDER AGRONEGÓCIOS realiza em parceria com a ARDEMI eventos para orientar os produtores rurais e seus colaboradores no descarte correto de embalagens. Para destinação correta das embalagens faça seu agendamento e preparação para devolução evitando possíveis transtornos.

Local para devolução das embalagens vazias. ARDEMI – ASSOCIAÇÃO DAS REVENDAS DE DEFENSIVOS DE MINEIROS, localizada na BR 364 Km 314 S/N Zona Rural – Fone(64) 99226-1459.